A primeira Incorporação de um Preto Velho se deu no dia 16 de Novembro de 1908. O médium Zélio de Moraes(fundador da Umbanda) deu neste dia a primeira incorporação a um Preto Velho (Pai Antonio).
“...Após a “subida” do Caboclo, incorporou uma entidade que parecia um senhor velho, saindo da mesa se dirigiu a um canto da sala onde permaneceu agachado. Sendo questionado do porquê não se sentar na mesa respondeu:
- Nego num senta não meu sinhô, nego fica aqui mesmo. Isso é coisa de sinhô branco e nego deve arrespeitá.
Após insistência ainda completou:
- Num carece preocupa não. Nego fica no toco que é lugar di nego.
E assim continuou dizendo outras coisas, mostrando a simplicidade, humildade e mansidão daquele que, trazendo o estereótipo do preto-velho, identificou-se como Pai Antônio. Logo cativou a todos com seu jeito. Perguntaram-lhe se ele aceitaria algum agrado, ao que respondeu:
- Minha cachimba, nego qué o pito que deixou no toco. Manda mureque busca.
Todos ficaram perplexos, pois sem saber, estavam presenciando a solicitação do primeiro elemento a ser utilizado como material de trabalho dentro da Umbanda. Na semana seguinte, sobraram cachimbos, visto que todos os que presenciaram as palavras de Pai Antônio trouxeram o elemento por ele solicitado, escolhendo ele o mais simples de todos. Assim, o cachimbo foi instituído na linha de pretos - velhos. ”¹
Após esta fabulosa leitura deixo aqui uma pergunta será realmente que os Preto e Pretas Velhas necessitam de tantos utensílios para trabalhar?
¹ http://www.tendaespiritanspiedade.com.br
Oii Pedro!! vim a esta página por acaso e vi que era vc o criador dela!
ResponderExcluirVc está de parabéns, a página está maneirinha!
beijos Roberta D'iansã